agosto 10, 2015

A Livraria Noite e Dia do Senhor Penumbra de Robin Sloan

Título: A Livraria Noite e Dia do Senhor Penumbra
Autor: Robin Sloan
Editora: Bertrand Editora
Páginas: 287
Ano de Lançamento: 2013
ISBN: 978-972-25-2679-1
Avaliação:



Um livro que aborda a diferença entre o digital e o papel de uma forma inteligente e divertida.




Resumo:
O protagonista desta história é Clay Jannon, um jovem que perde o seu emprego de web designer devido à grande recessão. Ao procurar emprego acaba por descobrir que graças à sua capacidade para subir e descer de um escadote lhe permite encontrar trabalho no turno da noite da misteriosa Livraria Noite e Dia, gerida por A. Penumbra.
Após alguns dias a trabalhar, os mistérios começam a acontecer quando alguns clientes vêm "pedir emprestado" uns livros obscuros da área mais sombria da livraria, tudo acordado com o misterioso livreiro.
Apesar dos avisos do patrão, Clay não resiste e analisa os comportamentos dos clientes bem como o que está dentro dos misteriosos livros. Com a ajuda da sua namorada, que trabalha na Google, e de um grupo de amigos geeks e techies, descobrem segredos muito maiores do que aquela livraria, levando-os a tomar escolhas importantes.

Opinião:
Tem uma escrita simples e básica o que torna a leitura leve e fluída. A construção da história leva-nos para dentro da aventura e faz-nos sempre querer saber mais, tal como os personagens. 
Sobre os mistérios, parecem tão grandes que acabamos um pouco iludidos quando descobrimos que tanta expectativa só levou àquele ponto. O que me fez retirar pontuação, foi a forma arranjada para o final, não me convenceu a 100%, esperava algo mais, mas não é nada que não seja possível, simplesmente temos de manter os pés na terra e não acreditar em algo que não existe. 
Apesar disto eu recomendo o livro, porque quem gosta de livros vai adorar este mistério sobre livros e tipos de escrita ...

Quem é que já leu este livro? Se leste, gostaste?

2 comentários: