setembro 23, 2015

A Cada Dia de David Levithan

Título: A Cada Dia
Autor: David Levithan
Editora: Topseller
Páginas: 284
Ano de Lançamento: 2015
ISBN: 978-989-88000-10-7
Avaliação:




Um dos livros mais aclamados de David Levithan.




Resumo:
Este livro conta a história de "A", um ser que a cada dia acorda no corpo de uma pessoa diferente, sem nunca saber quem é ou onde está. Poderá ser um rapaz ou uma rapariga, a única coisa que ele sabe é que o corpo que invade tem sempre a mesma idade que ele. "A" com o passar do tempo conformou-se com a sua vida e para não estragar a dos outros criou um conjunto de três regras, "Nunca se apegar muito. Evitar ser notado. Não interferir.", tudo isto é perfeito até ao dia 5994, quando acorda no corpo de Justin e conhece a namorada deste, a Rhiannon. A partir desse dia as regras deixam de importar porque "A" encontrou alguém com quem quer estar a cada dia, todos os dias.


Acho interessante partilhar aqui uma citação deste livro ...
"Se alguma coisa tenho aprendido, será isto: todos queremos que esteja tudo OK. Nem sequer desejamos fantástico ou maravilhoso ou espetacular. Ficamo-nos pelo OK porque, a maior parte do tempo, OK é suficiente." - A


Opinião:
Adorei este livro! Até agora foi o melhor que li este ano. O problema é que quando gosto muito de uma coisa fico sem palavras para dizer, mas bem ...
A metáfora da troca de corpos no "A" é genial, quando somos adolescentes muitas vezes estamos perdidos e não sabemos o que fazer e a forma de mostrar ao leitor essa faixa etária é de uma inteligência maravilhosa.
Sobre a narrativa, esta é acessível a qualquer pessoa, não utiliza palavras complicadas ou fora do comum. A linha temporal da história faz-nos avançar na leitura sem darmos por isso e num abrir e fechar de olhos chegamos ao fim.
Gostei do pormenor de que cada pessoa que o "A" invade é diferente, ou seja, não existe nenhuma história de vida igual entre as personagens.
Apesar de muitas pessoas criticarem o final, eu adorei e não podia ter sido de outra maneira. Este foi o livro que me fez ficar acordado até às 04h para chegar ao fim e depois ficar acordado mais meia hora a olhar para o fim e a pensar na história.
Agora é ficar à espera que a Topseller lance a história na visão da Rhiannon que no estrangeiro já faz um enorme sucesso.


Já leste este livro?

4 comentários:

  1. Não, nunca li, mas agora fiquei curiosa.

    ResponderEliminar
  2. Adorei o tema do livro, agora tenho de o ler, aprovo !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz que o vás ler! Depois diz-me se gostaste. =D

      Eliminar