fevereiro 07, 2016

Te Amo #04


"Sei que aquilo que sou hoje te devo a ti e a mais ninguém. Ensinaste-me a amar a partir do momento em que me fizeste sentir incondicionalmente amada. Se ao menos as pessoas soubessem - ou quisessem minimamente saber - aquilo porque passaste para chegar onde chegaste, para teres o que tens... A vida sempre foi demasiado injusta contigo e só eu sei o quanto chorava quando me contavas histórias reais da tua vida.
Por um lado sei que foram essas histórias que te tornaram na pessoa que eu tanto amo hoje e que sempre amei toda a minha vida. Ainda esta semana sonhei que morrias e acordei com falta de ar. Não posso imaginar um mundo do qual não faças parte. Aliás, como pode o mundo continuar a girar se não te tiver? Enriqueces-me, a mim e a tudo em que tocas, a tudo em que colocas um pouco de ti. Somos todos mais ricos pelo simples facto de existires e eu só lamento que tão pouca gente se aperceba disso enquanto pode, enquanto ainda cá estás, porque a vida não é eterna e eu sei que os segundos não param de contar.
Foste pai e mãe ao mesmo tempo, foste quem me passou os verdadeiros valores, os correctos, os decentes. Foste o meu exemplo e ainda hoje o és. Guerreira é o teu primeiro nome, não no BI mas para mim. Fazes-me rir porque passem os anos que passarem tens um humor inabalável. Temo por ti quando a tua memória começa a falhar, quando chove e eu sei que tens de ir à rua, quando faz frio e eu só penso se estarás bem, se não era melhor estares aqui connosco. Mas eu sei que não posso ser egoísta, quem te tirar a liberdade a privacidade de continuares na tua casinha mata-te e eu não te quero matar, só quero que sejas eterna e, para mim, sempre serás. 
Sempre me apoiaste, nunca me tentaste incutir obrigações nem sonhos nem objectivos que não eram meus - ok, tentaste converter-me ao cristianismo mas eu sei que não o fizeste por mal, apenas faz sentido para ti que toda a gente acredite no teu Deus e nem sendo ateia trocava todas as noites que passámos juntas a rezar ao Anjo da Guarda porque de outra forma não me deixavas ir dormir.
Ainda me lembro quando me proibias de ver Dragon-Ball porque te irritava que eu fosse para a rua feita maluca andar ao soco com inimigos invisíveis que tu não vias e da vergonha que sentias quando alguém conhecido passava por nós na rua e eu andava «aos pinotes» como lhe chamavas. Mas tudo o que eu queria na altura, era o que quero hoje: proteger-te, mesmo que tu não vejas a ameaça iminente, mesmo que aos teus olhos o mal seja invisível. Eu vejo-o, vejo-o todos os dias quando saio de casa e quando oiço as notícias enquanto janto. Este mundo não é para pessoas como tu e por isso eu preciso de olhar por ti, tal como tu olhaste - e ainda olhas - por mim.
Sei que um dia não vais estar cá, que vou querer o teu abraço e não o vou encontrar, que vou querer sentir o teu cheiro e ele não vai estar no ar como é normal. E sei que isto é pouco para o muito que te quero dizer e para o muito que te devo mas quero que saibas que me educaste bem, que tenho orgulho na pessoa que sou hoje porque tenho orgulho na pessoa que sempre foste e me ensinaste a ser. Que tudo o que sou te devo a ti e que sou consciente disso. Que nada do que fizeste por mim me passou ao lado, nem mesmo as palmadas que me davas e que eu não gostava mas que hoje percebo que faziam sentido e até por essas te agradeço. Obrigada, por tudo e por muito mais mas acima de tudo por seres tu e por existires na minha vida. 
Só para que saibas, tu e o mundo inteiro, que te amo Avozinha e que por muito que a nossa vida na terra seja efémera o meu amor por ti é eterno."

Escrito por:

6 comentários:

  1. A Arya fez-me recordar muita coisa... Mas para eu entender de quem ela falava tive que andar na leitura do texto, inicialmente achei que fosse do namorado, mas depois compreendi que não. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. O meu favorito até agora !

    ResponderEliminar