março 13, 2016

Fragmentos de Vidas #13


Diogo Mota, vinte anos, determinado, teimoso, amigo, bom ouvinte, persistente, misterioso, sincero, louco pelo mundo de Harry Potter, ...
Uma entrevista onde aquele que põe os outros à prova é posto à prova. Podem ficar a conhecer mais um pouco deste tão indeciso blogger.
Entrevista realizada por Carolina Moreira.




Como te estás a sentir agora?
Com vontade de me agredir a mim próprio por ter tido esta ideia, muito nervoso por estar do lado de cá.

Perguntas dos Convidados
Joana Ferreira - Do que tens mais medo? Porquê?
Essa pergunta é minha! Ela roubou-me a pergunta. (risos) Começamos bem ... (pensativo) De rastejantes porque me faz impressão, nojo e não gosto deles.

Susana Pedro - Sentes-te muito pressionado pela sociedade?
Nem um pouco! Eu faço o que quero, quando quero e me apetecer dentro dos limites, quem não gostar ponha à borda do prato.

Edilson Coutinho - O Harry Potter mudou a tua vida?
Mudou! A forma de ver e encarar as pessoas, a forma de aceitar e julgar as pessoas mudou. Se tal não existisse, imaginas como serias hoje? Não faço a mínima porque o meu quarto é todo decorado com coisas do Harry Potter, não imagino a minha vida sem o Harry Potter, aliás, os meus maiores sonhos de vida passam pelo Harry Potter. Não seria tão sonhador, nem tão criativo, não teria vontade de escrever.

João Rodrigues - Porquê o fascínio pelo mundo do Harry Potter?
Porque posso ser quem não sou, posso ser um feiticeiro, e posso sonhar mais para além do possível.

Maria Matias - Como te vês daqui a cinco anos? 
Não faço a mínima! Espero que esteja a acabar a faculdade e de preferência com um emprego. E daqui a dez anos? Com emprego estável na área que quero, numa relação estável e de preferência a planear o primeiro filho.

Andreia Martins - Se pudesses escolher um lugar para viver um ano qual seria e porquê?
Espanha, mais propriamente Barcelona! Adoro a cidade, adoro a língua, as pessoas, os livros, seria uma experiência incrível!


Qual a música que define a tua vida?
"OEO" do David Carreira. Porquê? Por causa da letra ...


Qual é a tua palavra favorita?
(Pensativo) Mistério. Porquê? Porque eu gosto de achar que sou misterioso mas não sou. Também porque gosto de algum mistério na vida.

Do que sentes falta?
Sinto falta de ser mais novo, agora tenho muito mais responsabilidades do que tinha.

Como gostarias de morrer?
(Silêncio) Tenho duas formas que gostaria de morrer, uma mais normal e outra à filme. A normal é estou a dormir e morro, A cena mais à filme era morrer envenenado, na minha profissão. Estou a falar com uma pessoa e ela conta-me segredos que não posso partilhar com ninguém e depois existem pessoas que querem saber, para eu não contar sou envenenado. Sou envenenado pela pessoa que me contou os segredos! Ok ...

Para ti o que é a felicidade?
Bem estar comigo e com os outros.

Qual é o teu lema de vida?
Não tenho!

O sol é para todos, a sombra para alguns e o subsolo?
É para aqueles que não merecem nada. É para aqueles que humilham, julgam e que maltratam os outros. Mas não julgamos todos? Julgar no mau sentido! Há aquele julgar do estilo "não gosto disto" e o julgar mau que é cruel. Nunca maltrataste ninguém? Não! Pelo menos não intencionalmente.



Acreditas no amor?
Sim! Porquê? Porque é possivel! Sempre acreditaste no amor? Existem vários tipos de amor portanto a resposta é sim. Quais são os vários tipos de amor? O amor pelos amigos, pela família e por alguém estar ao nosso lado. Já experimentaste todos esses amores? Já!

Se pudesses atribuir cinco personagens do Harry Potter a amigos teus quais seriam?
Maria igual a Hermione, porque ela é super inteligente e tem de ser sempre tudo comprovado. A Carolina é o Ron, porque tem medo, fobia, pavor, pânico de aranhas e é um bocadinho desastrada mas pronto. Andreia é a Luna porque ela nunca vê o mal nas pessoas, é muito boazinha. Tatiana é o Draco, a personagem faz-se de má mas no fundo é boa pessoa. Ela é assim? A Tatiana faz-se de dura mas não é! Falta uma pessoa ... João Rodrigues é uma mistura dos dois gémeos Weasley, é engraçado, ajuda os amigos, é boa pessoa.

Quem é o teu heroi ou heroína?
A minha mãe! Porquê? Por causa de tudo o que já passou na vida.

Qual é o teu maior sonho, aquele que está mesmo no topo?
O utópico seria conhecer a Emma Watson ou a J.K. Rowling mas isso nunca vai acontecer, portanto diria ir ao parque temático do Harry Potter em Orlando. Era isso que te fazia mais feliz? Sim! Embora exista um muito próximo desse que é escrever e publicar um livro. Que seja um bestseller? Sim! E traduzido em várias línguas. Qual seria o estilo? Eu gosto de escrever sobre tanta coisa, mas sempre ficção, não gosto de livros reais. Qual seria o tema? Eu gosto de escrever thriller, ficção científica, distopias mas sempre com uma pitada de romance à mistura! Isso porque acreditas no amor? Não, porque as minhas histórias são um pouco à John Green. Acabam mal? Quase sempre, mas há histórias que acabam bem.

O que detestas nas pessoas?
A falsidade, a mania da superioridade, acharem que são melhores que as outras, os snobs e aquelas que não sabem ouvir. E o que mais detestas nas pessoas que estão à tua volta? Que mastiguem de boca aberta. O que mais detestas na Andreia? O facto de ela ser muito boazinha para algumas pessoas que não merecem. E na Tatiana? A forma louca como ela reage a algumas situações. Na Carolina? Que ela mastigue de boca aberta para me provocar. Na Maria? Não é detestar, mas às vezes ela tem de ter a razão.

O que detestas em ti?
Fisicamente os meus pés e psicologicamente detesto ser demasiado tímido e centrado no meu mundo. E o que adoras em ti? Fisicamente gosto dos meus olhos e psicologicamente da minha criatividade.



Porque é que gostas tanto do David Carreira?
Por causa da forma como ele aborda as pessoas, nunca o vi de cabeça baixa, também é um exemplo de pessoa a seguir. Porquê? A forma como ele lida com as críticas, com a imprensa, a escrita que ele faz ...

Se o mundo acabasse amanhã o que farias hoje?
(Pensativo) Despedia-me de toda a gente mas não do tipo "adeus", algo do género "Amanhã a gente fala!" e depois metia-me num avião sem destino.

Alguém te deve um pedido de desculpas?
Não te vou dizer quem mas sim! E tu deves um pedido de desculpas a alguém? Talvez ... A quem? Não interessa!

Qual o papel do teatro na tua vida?
De momento nenhum! 

Se pudesses escolher qualquer máscara para usar no Carnaval qual seria?
Só há um Carnaval no mundo que eu gosto, é o de Veneza, por isso usaria uma máscara veneziana. Na tua vida usas alguma máscara? Diariamente! Alguém já conseguiu tirar a máscara? Nunca ninguém tirou a máscara totalmente, mas existem duas pessoas que a máscara quase já não existe.

Se pudesses escolher uma personagem para representar qual seria?
No teatro gostava de ser o Romeu do Shakespeare, porque a peça é brutal e no fim morre. Eu adoro morrer em palco! É uma sensação brutal ... Morrer em cena é excelente, as reações do público são excelentes. No cinema seria o Ron para puder beijar a Emma Watson, ou o Mario Casas para beijar a Blanca Suárez. E uma personagem de um livro? O "A" do livro A Cada Dia porque ele está todos os dias num corpo diferente e pode viver várias histórias, está bem que ao fim de um tempo pode-se tornar monótono.

Os teus olhos dizem o que a tua boca não diz?
Depende da pessoa! Há pessoas que sabem ler os meus olhos mas a maior parte não.



Qual é o teu tipo de rapariga?
(Risos) Morena, estrutura média, não mais alta que eu mas também não muito mais baixa que eu, só um bocadinho e com um estilo simples mas bonita. A nível psicológico inteligente, divertida e paciente.

O que andas à procura?
Neste momento de nada! Mentira! Ando à procura de inspiração para escrever.

O que sentes quando escreves?
Depende do que estou a escrever, se estiver a escrever uma daquelas cartas "Sem Destinatário", que aproveito para dizer são mesmo fictícias, meto uma música e escrevo o que a música que me passa. Se for por exemplo o livro que estou a escrever no blog, o "Sangue Amargo" só consigo escrever nos dias em que estou muito bem disposto, é um thriller mas pronto. Sinto alegria!

Mudarias por alguém?
Não! Nunca mudaste por ninguém? Não! Nada? Nada! Quem não gosta de mim vá-se embora!

Das histórias que escreves qual é a tua favorita?
Isso é uma pergunta muito tramada para se fazer a alguém que escreve! (Pensativo) Eu já comecei cinco histórias mas talvez escolha o Cyber Love.

Há partes da tua alma no que escreves?
Essa pergunta é por causa do psicopata do Sangue Amargo, não é? Também! Mas pronto, tem de haver sempre. Que partes é que tu pões nas tuas histórias? Depende das histórias! No "Cyber Love" talvez ponha o meu lado mais lamechas, fofinho e o lado mais maluco quando é o desconhecido a enviar as mensagens, no "Sangue Amargo", claro que eu não me considero nenhum psicopata não é? Há alguma personagem que seja o reflexo de ti? Das minhas histórias não, embora me identifique muito mas não totalmente com o Marc do "Cyber Love", ele por exemplo vive uma relação à distância e eu nunca vivi. Acreditas em relações à distância? Acredito mas as pessoas têm de ter muito estofo. Eras capaz de entrar numa? Era!



Acreditas em Deus?
Não! Porquê? Eu não acredito no Deus humano que as pessoas criam mas sim em algo superior a nós, até pode ser uma molécula. Tem de existir algo superior a nós, que criou isto tudo, eu acredito em extraterrestres.

Neste momento por quem levarias um tiro?
Pela minha mãe e por alguns amigos. Porque levarias um tiro por esses amigos? Porque gosto demasiado deles e já me ajudaram muito.

Sentes que és um enigma?
(Suspiro) Oh, muito! Difícil de decifrar? Nem eu sei a chave. (Risos) Mas é bom ser um enigma, às vezes.

A tua vida é um teatro?
Depende dos dias! Podia ser uma peça de teatro? Podia! Qual seria o nome? (Pensativo) Cruzamento! Porquê? Por tudo o que já passei, por tudo o que surgiu disso e por tudo o que virá.

Gostas de reality shows?
Depende! Já gostei mais do que gosto. Entravas em algum? Depende! Entrar num Secret Story não. Agora um Dança com as Estrelas entrava. Podia ser uma entrevista, por exemplo, com a Ellen ... Ah então sim, não me importava. Também não me importava de entrar no Got Talent. Qual seria o talento? Teatro! E o segredo caso entrasses num Secret Story? Não posso revelar! (Risos)



Cinco coisas que adores?
Livros, música, espaço, lá de cima, fotografar mas não ser fotografado e uma coisa mais lamechas, amigos.

Cinco coisas que odeias?
Traição, mentira, despedidas, guerras e dinheiro.

Cinco coisas que precisas?
Dinheiro (risos) para poder viajar, livros, inspiração, um editor que me publique e de um chip que me faça saber falar várias línguas.

Cinco coisas que queres fazer?
Viajar, publicar um livro, comprar o meu carro de sonho (Range Rover Sport S), um sonho utópico é comprar uma penthouse em Nova Iorque e quero um pouco de sucesso para o meu blog.



Qual foi o momento mais embaraçoso da tua vida?
Eu não sei responder a isso! Não tenho, não me lembro, juro que não me lembro.

Qual foi o momento mais triste da tua vida?
(Emocionado) Quando os meus cães morreram! 

Qual foi o momento mais feliz da tua vida?
Tenho dois! Quando acabei um monólogo de quinze minutos em cena e todo o público me aplaudiu de pé e o outro foi quando eu escrevi algo que interpretei e no fim me perguntaram se tinha sido eu e me terem dado os parabéns porque estava muito bom.

Como te sentes agora no fim da entrevista?
Com vontade de matar umas quantas pessoas (irónico) ... Respondendo a sério, pensei que ia ser pior, não sei porque é que as pessoas têm medo de responder às perguntas, eu não tive. Estou calmo, não há razão para ter medo disto!

O que quer o teu coração?
A curto prazo quer poder sentir adrenalina quando for levantar vôo, a longo prazo quer um emprego estável, uma casa, uma família e poder viajar.



Espero que tenham gostado da minha entrevista e que assim conheçam mais alguns fragmentos da minha vida.
Chega assim ao fim a primeira temporada! A segunda estreia brevemente ...

O que acharam da entrevista?

4 comentários:

  1. Para quem não gostava das fotografias, parece que foram muito usadas! I LOVE YOU 💕

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas com tantas perguntas não tive outra opção. Nem vou responder ao restante ... =P

      Eliminar
  2. As fotografias revelam muito à vontade e estão muito giras. As respostas estão muito interessantes e dava vontade de ver mais, de saber mais. É realmente interessante e está muito bem construída. Estiveste muito bem entregue!
    E podemos pedir para ser mais cuscos?? Podias mostrar o teu quarto para vermos todos esses pormenores HP :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, obrigado embora eu não goste nada de ser fotografado. Se quiserem fazer alguma pergunta força nisso! Obrigado pelas palavras. Tive de escolher alguém apropriado para o assunto. =P
      Claro que podem! Nunca tinha pensado nisso mas boa ideia, brevemente faço uma publicação. =D

      Eliminar