maio 13, 2016

Fragmentos de Vidas #14


Rodolfo Beato, vinte e um anos, amigo, sossegado, divertido, simples, leal, honesto, verdadeiro, sincero, prestável, independente, ...
Uma conversa sobre amizades, amores e ambições onde a cada pergunta ficamos a conhecer mais um pouco deste homem tão reservado.


Como te estás a sentir agora, antes de responderes às perguntas?
Pensei que fosse estar mais nervoso, estou na boa, estou tranquilo.

Se definisses a tua vida numa palavra, qual seria? 
Ei ... (Pensativo) Mar. Porquê? A minha vida nunca esteve plana, tenho altos, tenho baixos, o mar tem as ondas. Tenho pontos da minha vida em que estou em alta, que eu sei que tenho uma ambição mas após conseguir o que quero baixa outra vez até ter outro objetivo a completar. Neste momento como está o mar? Neste momento está calmo, há sempre algumas ondas a meio mas ainda não há aquela elevação, não tenho nenhuma ambição agora para completar.

Como e onde te vês daqui a dez anos?
Como é a trabalhar, onde eu vejo e gostava de estar ... Dois sítios, na América do Norte ou em Inglaterra. A fazer o quê? Atendedor de bar à noite, era o que gostava de ser.

Gostas de perfumes? 
Gosto. Usas? Sim, todos os dias. Qual? É da Adidas.

Qual o melhor elogio que já te fizeram?
De eu ser sincero. Quem o fez? A minha mãe.
 

Como surgiu a cozinha na tua vida? 
O meu pai e o avô da parte do meu pai foram ambos cozinheiros, o meu avô na tropa e o meu pai tinha um trabalho à noite numa cozinha, no Bairro Alto e sempre me inspirou, quando estava em casa dele ensinava-me e eu gostava de aprender e de o ajudar. Foi a partir daí. Mas não te vês como chef? Chef não! Eu gosto de cozinhar, não gosto de dar ordens. Preferes doces ou salgados? Doces.

Serias capaz de entrar num programa como o Masterchef?
Seria! Para ganhar? Claro.

Como lidas com a derrota?
Lido com a derrota como lido com a vitória, quando tem de se perder, perde-se e tens de ver onde é que erraste e corrigir o erro, quando ganhas é porque não há muita coisa para corrigir, por isso a vitória é quando estás no ponto. Quando perdes tens de visualizar os teus erros e melhorar para uma próxima vez teres a vitória. Tens mais vitórias ou derrotas na tua vida? É ela por ela mas vitórias tenho mais onde quero e derrotas são coisas que gostava de fazer mas não tenho muito interesse.

Quantos Rodolfos existem dentro de ti? 
Quantos? (Pensativo) Tenho dois! O Rodolfo calmo que não se importa e o Rodolfo mais esperto que se abre mais para as pessoas e sou mais divertido, gosto de brincar e não sou aquele que está fechado, calado e não fala com ninguém.

Tens momentos em que quebras, em que achas que podias ser ou ter feito melhor? 
Sim ... Porque tens esses momentos? Porque sei que consigo e posso ser melhor mas a minha personalidade não exige de mim para o ser, exige o médio. Na escola tens de zero a vinte e eu contento-me com o dez e não vou lutar para ter o vinte porque sei que me vai chegar, às vezes arrependo-me disso. Na escola acabei com média de doze e podia ter acabado com uma mais alta, é aí.


Desabafas com alguém quando tens problemas ou guardas tudo para ti? 
Eu guardo quase tudo para mim, quando tenho problemas nem com a minha mãe desabafo, guardo para mim, sou muito fechado, guardo os meus problemas para mim, não gosto de chatear as pessoas com problemas meus. Tens um porto de abrigo? Tenho, o computador, se puder ser ... Pode mas porquê? Quando eu estou mal ou tiver preocupado se for para o computador distraio-me e consigo tirar o problema de mim e ao sair do computador o problema já não vai estar em mim. Consegue extrair-me os pensamentos e energias más que possa ter.

O quê e quem é importante numa noite de tempestade?
O quê é a minha cama mas quem? (Pensativo) Os meus amigos.

Alguém te conhece completamente? 
A minha mãe. É a única pessoa que me conhece completamente.

Falas com alguém só por educação? 
Não! É uma coisa que herdei da minha mãe que se tiver de falar falo mas se eu vir que a pessoa não quer falar comigo, eu também não vou falar com ela só para ser educado.

Deves um pedido de desculpas a alguém? 
Se calhar a muita gente. E alguém te deve um pedido de desculpas? (Silêncio) Não.

O que achas das medidas deste novo governo?
(Riso) Eu não estou muito dentro e a par do novo governo por uma simples razão, há pessoas que não se metem com futebol, eu não me meto com política. Votando num ou noutro vai tudo dar ao mesmo.

Crias amizades facilmente? 
Crio. O que valorizas numa amizade? Sinceridade. Como te avalias enquanto amigo? Um bom amigo.

Traição ou mentira qual pesa mais? 
A mentira! Porquê? Traição também não concordo mas mentir pesa mais. Estou por exemplo a falar contigo e digo-te uma mentira, eu sei que é mentira, estás ao meu lado e estou a mentir-te na cara, é complicado, depois descobrires mais tarde é mais chato de ouvir do que a traição, claro que não está certo, não concordo mas a mentira é aquela coisa "porque é que mentiste na minha cara?". Já te mentiram muito? Que eu tenha descoberto não. E tu mentes muito? Depende, para mim não, se for por um amigo sim. No bom ou no mau sentido? No sentido que ele necessitar. Serias capaz de trair? Não. Já foste traído a nível romântico, profissional ou de amizade? Acho que não.

Os homens são sinceros? 
Alguns ... E as mulheres? Acho que são mais sinceras que os homens.

És uma pessoa romântica? 
Sou! Qual a coisa mais romântica que já fizeste? (Pensativo) Não são coisas que eu faço por obrigação, faço quando me dá na cabeça. Uma das coisa mais romântica que já fiz foi ir buscar alguém a casa às cinco da manhã e ela não saber.


Acreditas no “e viveram felizes para sempre”? 
Não, só nas histórias das crianças. (Risos) Porquê? Depende do feliz também, vai sempre haver obstáculos na tua vida que vais ter de os ultrapassar, por isso podes ser feliz em casal mas haverá sempre uma altura menos feliz por alguma coisa.

Amar é complicado? 
É! Amas? Neste momento não!

“Dar um tempo” é sinónimo de quê?
Depende da pessoa mas pode querer dizer que a pessoa está indecisa na sua situação ou uma maneira menos agressiva de mandar embora.

Se pudesses voltar no tempo e dar-te um conselho sobre relacionamentos, qual seria?
Cuidado com as escolhas que tu fazes! Arrependeste das escolhas que fizeste? Não, mas houve escolhas que fiz que podiam ter sido mais certas, por exemplo entre escolheres a pessoa com quem estás e os teus amigos, às vezes podes magoar os teus amigos e ficares com a pessoa com quem estás.

Relação amorosa sem sexo é possível? 
Sim. A primeira vez é mais especial para um rapaz ou para uma rapariga? Eu acho que pelo que ouço e leio os rapazes é com qualquer uma, as raparigas tem de haver aquele sentimento, tem de ser o rapaz especial.


Antigos namorados podem ficar amigos? 
Sim. (Silêncio) Não existirá sempre alguma coisa? Isso terá de ser acordado pelos dois, claro que poderá haver atração mas se concordarem os dois que nunca haverá nada, ambos têm de respeitar.

Alguma vez choraste em frente a alguém? 
Depende, de certeza que já mas normalmente prefiro chorar sozinho. Quando foi a última vez que choraste sozinho? Já foi há muito tempo, há um mês, dois meses. Já choraste por amor? Já ...

Precisas de desabafar com alguém agora? 
Agora não. Gostas de abraços? Gosto. Mais de dar ou receber? Sou mais de dar mas gosto de receber.

O que achas dos preconceitos na nossa sociedade?
Eu não sou uma pessoa preconceituosa! A sociedade é, principalmente a geração mais velha, é uma coisa nova, quando é novo custa a aceitar, aquele tempo de aceitação e negação criou o preconceito. É mau mas temos de lidar com isso.

Já foste seduzido por um homossexual? 
Ah ... (Embaraçado) Uma vez! Tinha treze anos. Como reagiste? Mandei-o embora.


É um tema muito discutido pela ciência, medicina e religião. A masturbação faz mal ou é um pecado?
Não é pecado! Pelo que sei, nas mulheres não sei, mas nos homens ajuda a ter um controlo mais eficaz pelo seu corpo, ajuda a controlar os tempos, quando deves ou não.

Tens algum trauma de criança? 
Tenho. Qual? Ver o meu irmão a ser queimado por uma panela de água. Como lidaste com isso? Era muito novo, tinha cinco, seis anos, foi difícil para mim, especialmente para ele e para os meus pais, ver a minha mãe a chorar, o meu pai a chorar, depois ficar sem o meu irmão seis ou sete meses foi complicado, quando a minha irmã mais nova nasceu, agora já tem treze anos, tinha sempre muito cuidado, já tinha a noção.

O que é que um dia gostaste e hoje já não? 
Andar de bicicleta. Quando tinha quinze anos fazia setenta quilómetros ao sábado de manhã, hoje já não me atrai. Já tenho carro e mota!

Como é a tua relação com os teus irmãos?
É boa. Há aquelas confusões de irmãos, que até alimenta a relação, mas no geral somos todos unidos.

És de fazer desporto? 
Sou! O que gostas no desporto? Rugby e Muay Thai. Praticas esses dois? Já pratiquei Muay Thai, depois parei. Já fiz ginásio e agora vou voltar. Não posso praticar desporto porque parti a clavícula.


O que achas sobre o nu? 
Se for em tua casa, tiveres com a tua mulher, deve ser algo natural porque ambos têm uma relação mas partilhar para o resto do mundo é algo desnecessário. Gostas do teu corpo? Gosto. 

Se pudesses acordar amanhã com uma habilidade ou qualidade nova, qual seria? 
Tele-transporte. Porquê? Gosto de passear.

Como gostarias de morrer?
Rápido ou a dormir.  

Do que sentes falta?
Como disse no inicio não gosto de coisas grandes, contento-me com o necessário. Sinto falta de calor. (Risos)

Do que tens medo?
De perder as minhas amizades. Já perdeste muitas durante a vida? Já ... (SilêncioPor tua culpa? É por culpa do espaço, da distância.


O que gostarias de fazer mas ainda não fizeste? 
Saltar de um avião. Porque ainda não fizeste? Além de ser exageradamente caro, não é fácil, precisas de algumas aulas, demora umas semanas.

Ser livre é ter tudo o que queremos?
Hum ... (Pensativo) Não! Porquê? Podes ser livre para ti mas tens de te lembrar que há o resto do mundo à tua volta. Podes querer uma coisa que pertence a outra pessoa, por seres livre não podes ter aquela coisa que pertence a outra pessoa, mesmo sendo livre tens de saber respeitar a organização do ambiente à tua volta. És livre? Nos meus parâmetros, sou!

Alguma coisa ficou por dizer a alguém? 
Ao meu avô. O quê? Que eu gostava bué dele. (Emocionado)

Como te estás a sentir agora quase no fim da entrevista?
Bem mais à vontade do que quando comecei.

O que quer o teu coração?
Paz e amor.


Resta-me agradecer novamente ao Rodolfo por ter aceite expor fragmentos da sua vida. Obrigado!

O que acharam desta entrevista? Com quem devia ter uma conversa?

Sem comentários:

Enviar um comentário