maio 22, 2016

Ready Player One - Jogador 1

Título: Ready Player One - Jogador 1
Autor: Ernest Cline
Editora: Editorial Presença
Páginas: 415
Ano de Lançamento: 2016
ISBN: 978-972-23-5823-1
Avaliação:




O melhor livro que li, até agora, este ano! Depois de três anos à espera da tradução finalmente está disponível.
Será adaptado ao cinema por Steven Spielberg em 2017.



Sinopse:
"Em 2044 o mundo tornou-se um lugar triste, devastado por conflitos, escassez de recursos, fome, pobreza e doenças.
Wade Watts só se sente feliz na realidade virtual conhecida como OASIS, onde pode viver, jogar e apaixonar-se sem constrangimentos.
Quando o criador do OASIS morre, deixa a sua imensa fortuna e o controlo da realidade virtual a quem conseguir resolver os enigmas que aí escondeu. Os utilizadores têm apenas como pistas a cultura pop dos anos 1980.
Começa assim uma frenética e perigosa caça ao tesouro. Nos primeiros anos, milhares de jogadores tentam solucionar o enigma inicial sem sucesso. Até que Wade por acaso desvenda a primeira chave.
De um momento para o outro, vê-se numa corrida desesperada para vencer o prémio, uma corrida que rapidamente continua no mundo real e que põe em risco a sua vida."


Opinião:
Não tenho nada de mal a dizer sobre este livro, é simplesmente incrível!
Eu nasci na década de 90, claro que conheço coisas dos anos 80 mas não muito, e ao ler este livro tal como o criador de OASIS deixa todos os jogadores da sua realidade virtual com vontade de saber mais sobre a cultura pop daquela altura, o autor transmite a mesma energia sobre aquele tempo para os leitores, ou seja, fiquei com vontade de conhecer e saber mais.
Em OASIS cada um pode ser o que quiser, humano, feiticeiro, duende, fada e utilizar o nome que pretender, a verdadeira identidade é sempre secreta.
Este livro é escrito na primeira pessoa tendo como protagonista Wade Watts ou o seu nome em OASIS, Parzival. A construção do personagem é fenomenal, a forma como as emoções se vão desenrolando na história e as atitudes que ele toma fazem-no quase um amigo real. Ao longo da narrativa vamos conhecendo outros gunters, utilizadores que tentam descobrir os enigmas criados por James Halliday, ou Anorak, criador de OASIS, sendo eles o Aech, a Art3mis e o Shoto. No decorrer da história vamos vendo as relações e a forma destes interagirem para conseguirem ganhar o prémio final.
Observamos o quanto este enredo foi bem planeado quando percebemos que pequenos pormenores ao longo do livro foram contribuir para o final. Adorei o facto de todas as perguntas que iam surgindo na minha cabeça serem respondidas na página seguinte, quase como se o livro me ouvisse.
Confesso que fiquei com vontade de conhecer OASIS e explorar um pouco mas não por muito tempo porque por mais assustadora e dolorosa que a realidade possa ser, é também o único lugar onde podemos encontrar a verdadeira felicidade. Porque a realidade é real ...

Alguém ficou com vontade de ler?

2 comentários:

  1. Ainda por cima o Spielberg vai pegar nele? :D vai sair filmaço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais engraçado é que na própria história existe referência ao Spielberg. Mal posso esperar! =D

      Eliminar