julho 03, 2016

À Procura de Dory

Título Original: Finding Dory
Direção: Andrew Stanton; Angus MacLane
Género: Animação; Comédia
Ano: 2016
Duração: 97 min.
Elenco (Voz) - Portugal: Rita Blanco; Rui Paulo; Marco Delgado; Ana Guiomar; Tomás Andrade; Fernando Luís; Jorge Mourato; Heitor Lourenço; João Lagarto; Helena Laureano; ...

Avaliação:



Um filme nostálgico e cheio de referências ao primeiro. 13 anos depois basta continuar a nadar ...


Sinopse:
"Dory conquistou os nossos corações no momento em que a conhecemos, enquanto procurava o peixinho Nemo, o único filho do seu amigo Marlin. Todos nos lembramos do seu coração enorme e do optimismo contagiante, mas também do quanto é esquecida. A sua (falta de) memória já lhe causou problemas de todos os tipos. O maior de todos foi ter-se perdido da família e nunca ter encontrado o caminho de volta. Um dia, ela tem um "flashback" inesperado da sua infância na costa da Califórnia (EUA) e, por breves instantes, revive alegres momentos em família. Cheia de saudades, resolve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para voltar para junto dos seus. Nessa longa viagem de descoberta, Dory terá novamente a seu lado Marlin e Nemo, os seus dois melhores amigos. Juntos, vão reencontrar velhos aliados, fazer novas amizades e achar respostas para questões bastantes pertinentes sobre a estranha – e adorável – personalidade da pequena peixe-azul. Mas, como não será difícil imaginar, a missão tem à partida um valente senão: a amnésia crónica de Dory."



Opinião:
Tinha sete anos quando vi pela primeira vez "À Procura de Nemo" no cinema, este foi um dos filmes da minha infância. Treze anos depois, mas só um na história, chegou a continuação nostálgica deste mundo aquático. Gostei tanto deste filme que nem sei o que dizer, faltam-me palavras para o descrever.
Adorei rever todas as personagens já nossas conhecidas do primeiro filme e conhecer outras igualmente cativantes.
Uma das minhas maiores expectativas era ouvi-la a falar novamente baleies e foi cumprida, até ficamos a saber como e com quem ela aprendeu. Observamos que o Nemo está mais crescido e já sabe dizer o nome do local onde vive. É adorável!
Sendo a Dory a personagem principal, todo o filme gira em torno do seu objetivo, reencontrar a família da qual ela se perdeu quando ainda era muito pequena, ela em bebé é muito querida.
Ao longo da sua jornada vai recuperando algumas lembranças que a fazem chegar cada vez mais longe, só que a vida dos peixes não é longa e ela pode chegar tarde demais ou não ...
É um filme que arranca várias emoções, gargalhadas, pena, coragem e até algumas lágrimas. A Disney e a Pixar apostaram em grande, compensou esperar tantos anos para uma segunda parte.
Acredito que um dia volte a existir um terceiro filme porque há um personagem que é determinante no desenrolar de todos os acontecimentos e eles deixaram alguns chavões sobre a sua vida e o seu passado.
Para enaltecer a experiência deste filme ainda fiquei com um balde de pipocas e um copo de sumo especial, parecia uma criança autêntica na sala de cinema. Se me meti a falar baleies? Talvez um bocadinho ...


Trailer:

Quem já foi assistir ao cinema? O que acharam?

4 comentários:

  1. Nós não tivemos direito a brindes em Odivelas :'( ahah
    Mas fomos ver com a minha (Ele) família e gostámos bastante. É mesmo daqueles filmes bons, ligeiros e divertidos para todas as idades! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E apesar de ser um filme de animação aborda um assunto muito sério, a perda de memória crónica.
      Este é sem dúvida dos meus favoritos do ano. =D

      Eliminar
  2. Estão todos a falar deste filme e eu só fico ainda com mais vontade de o ir ver :(

    http://mariana-a-desorientada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acho mesmo que o devias ir ver. É excelente! Não te vais desapontar.

      Eliminar