março 06, 2016

Fragmentos de Vidas #12


Bernardo Moreira, dezoito anos, simpático, aventureiro, divertido, responsável, carismático, inteligente, amigo, positivo, leal, honesto, ...
Uma entrevista despida de tabus, onde o amor e a família servem de base numa conversa informal. Não podem perder fragmentos desta vida ...



Como te estás a sentir agora antes de responderes às perguntas?
Um bocado ansioso por não saber bem que tipo de perguntas é que são. É a primeira vez que sou entrevistado!

Qual a música que define a tua vida?
Talvez a ... (Pensativo) A música dos SOJA, Rest of my Life.

Qual a tua palavra favorita? 
(Silêncio) Calma. Porquê? Porque eu sou uma pessoa calma e gosta de calma e paz.

O que pensas sobre tatuagens?
Eu gosto de ver nas outras pessoas mas era algo que eu nunca iria fazer. Porquê? Acho que não ia gostar de ver em mim, nem tatuagens nem piercings, mas gosto de ver algumas.

Quais são os teus planos de estudos na universidade?
(Suspiro) Eu estou um bocado indeciso porque ainda não sei, não tenho ideia e já está um bocado em cima da hora, vou repetir o meu exame de físico-química para abrir mais umas portas mas ainda não sei bem. Eras capaz de fazer um ano de pausa? Era, mas como já perdi um ano não é uma boa escolha!




Como te vês daqui a 10 anos?
Gostava de já ter uma mulher, de pensar em ter um filho, uma vida mais estável em Portugal, não gostava de emigrar.

Como é a tua relação com os teus irmãos?
(Riso) Tem vindo a melhorar, agora é de amizade, antes andávamos sempre às turras e agora temos melhorado. Serias uma pessoa diferente se fosses filho único? Sim claro porque todas as pessoas à nossa volta nos mudam e os meus irmãos como vivem comigo e estão comigo todos os dias também fazem parte e ensinam-me coisas e ajudam-me a crescer. Apesar da tua irmã ser mais velha que tu sentes-te o seu protetor? Sim, às vezes em certos aspetos sinto que a protejo e sinto que também sou mais responsável que ela, sinto-me um bocado responsável pelos meus irmãos.

Um jogo de futebol torna-se mais importante quando visto em conjunto?
Acho que sim porque há sempre mais emoção, as pessoas estão sempre mais ao rubro, têm as suas opiniões e começam a gritar. Quanto importa o Benfica na tua vida? (Riso) Muito! Eu gosto muito do Benfica e estou sempre a discutir por causa do Benfica. Quando for grande quero ir sempre ver os jogos e vibro muito. É complicado a disputa que existe em tua casa por uns serem do Benfica e outros do Sporting? (Riso) É complicado mas ao mesmo tempo engraçado porque quem é do Sporting é a minha mãe e a minha irmã, ou seja, são mulheres e às tantas elas não percebem muito e os argumentos delas não são muito bons, às vezes a discussão não é muito bonita.

E o amor, quanto importa?
Já importou mais, quer dizer ainda importa e importa muito só que neste momento o amor não é uma coisa em que eu pense. Quero afastar-me disso!

És mais de amores ou paixões fugazes?
Amores! Porquê? Sou uma pessoa que quando está numa relação tenta sempre ir até ao fim e permanecer, lutar por ela. Se estou com uma pessoa é porque gosto mesmo dela.

Achas que todas as pessoas têm uma alma gémea?
Sim, por acaso é uma coisa que eu costumo dizer, acho que todos têm um parceiro ideal.

Já me disseste que daqui a 10 anos esperas ter filhos! Quantos filhos gostarias de ter?
Ser pai é uma coisa que eu queria muito ser, é quase um sonho para mim mas gostava de ter pelo menos dois filhos. Como é que te imaginas como pai, pai galinha ou mais liberal? Um pouco dos dois, eu vou gostar muito dos meus filhos e vou estar sempre a tentar proteje-los, se forem raparigas muito mais, mas vou tentar dar sempre o espaço deles e tentar ensinar.

Traição ou mentira, qual o pior? 
(Silêncio) A traição talvez ... Porquê? A traição é uma coisa que magoa mais, uma mentira sempre tem vários graus e a traição é uma coisa que nos abala a vida e não estamos a contar.

Viverias um amor proibido? 
Sim, claro que sim, se fosse uma coisa que eu queria. E um amor à distância? Não, isso não! Não acredito em amores à distância!

Como é que os escuteiros influenciaram a tua vida?
Os escuteiros foram das coisas na minha vida que mais teve influência, cresci imenso, desde novo fui habituado a fazer as coisas sozinho, a ter a minha independência, a cuidar das minhas coisas, fiz lá grandes amizades e vivi dos momentos mais bonitos da minha vida e que nunca vou esquecer. Os momentos mais importantes!


Como imaginas o mundo no futuro?
(Pensativo) Acho que a tecnologia vai trazer coisas boas mas também vai trazer coisas más e vai gerar confusão, mas acho que agora já têm mais consciência dos problemas tanto a nível da poluição, com da tecnologia, da alimentação. Já estão a tentar resolver esses problemas ... E a minha geração é que vai fazer parte da mudança desses aspetos, depende um pouco de nós, mas acho que vai melhorar.
Do que tens medo?
(Silêncio prolongado) Tenho medo de não cumprir os meus objetivos de vida, ter a minha mulher, casar, ter filhos, um emprego, não viver em Portugal, tenho medo disso, de não se concretizar. A minha vida não faz sentido de outra forma!

Qual o teu sonho mais antigo que ainda não concretizaste?
(Silêncio prolongado) Talvez ser pai, não sou muito sonhador. Mas ser pai é dois meus maiores sonhos.

Se ganhasses um bilhete de avião com destino à tua escolha para onde ias?
Austrália! Porquê? Porque é um país que tem sol, tem natureza, tem mar, é calmo, as pessoas são simpáticas. É um país que gostava de conhecer! Levavas alguém contigo ou ias sozinho? Levava sempre alguém comigo. Quem? Os meus melhores amigos.

Como é que te sentes quando conduzes?
Sinto-me muito bem, eu gosto muito de conduzir e estou ansioso por ter a carta, por ter a minha liberdade, a condução dá-me liberdade mas também acarreta responsabilidades, acho que sou responsável o suficiente.


Acreditas em Deus?
Em Deus propriamente como uma entidade divina não mas acredito que a bíblia foi escrita numa base real.

O que sentiste ao ser eleito o “Juíz de Solteiro” das Festas de Nossa Senhora do Cabo?
(Sorriso) A principio não liguei muito porque não tinha bem noção do que era mas depois senti-me muito orgulhoso porque vi que muitas pessoas tinham orgulho em mim e me viam como um exemplo e gostavam que daqui a uns tempos fosse eu a organizar as festas de novo e isso é muito importante quando somos reconhecidos assim como o nosso trabalho, até por pessoas mais experientes.

Como gostarias de morrer?
Gostava de morrer em casa, na minha cama a dormir, calmamente.

Do que sentes falta?
(Silêncio) Dos escuteiros.

Do que mais te arrependes até hoje?
(Suspiro) Ter ... (Silêncio prolongado) Ter acreditado em quem não devia!


O sol é para todos, a sombra para alguns, e o subsolo?
(Pensativo) Pergunta complicada! (Riso) O subsolo acho que não é para ninguém, simplesmente quem lá está tem de lutar para voltar para cima, para o sol, é onde estão bem.

Para ti o que é a felicidade? 
A felicidade é estar com quem gostamos, rirmos, fazermos o que gostamos e sabermos escolher o que nos faz bem e o que nos faz mal. 

Qual é o teu lema de vida? 
"Aproveita ao máximo!". 

Como te estás a sentir agora quase no fim da entrevista? 
Mais calmo e surpreendido com algumas perguntas, mas bem mais calmo. 

O que quer o teu coração? 
Paz, neste momento quer paz!



Resta-me agradecer novamente ao Bernardo por ter aceite revelar fragmentos da sua vida. Obrigado.

O que achaste da entrevista?

4 comentários: