julho 22, 2015

As Palavras Que Nunca Te Direi de Nicholas Sparks

Título: As Palavras Que Nunca Te Direi
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Editorial Presença
Páginas: 301
Ano de Lançamento: 1999
ISBN: 978-972-23-2397-0
Avaliação: 



Foi a primeira vez que li algo de Nicholas Sparks e mesmo já sabendo como acabam a maioria dos romances deste, decidi começar por um que me foi aconselhado.


Resumo:
A protagonista deste livro chama-se Theresa é divorciada, mãe de um adolescente, Kevin, e é colaboradora do Boston Times onde escreve uma crónica sobre as relações entre pais e filhos.
Estando de férias, sem o filho que se encontra com o pai, Theresa decide ir correr para a praia onde encontra enterrada na areia uma garrafa com uma mensagem lá dentro. Depois de a ler, esta sente-se triste e deseja conhecer o autor da carta pessoalmente. Sem esperar Theresa descobre mais duas cartas e aí ela toma a decisão de ir conhecer o homem das cartas, Garrett.
Ele é um professor de mergulho que vive na orla costeira. Depois de alguns contactos ela descobre a escola de Garrett e vai tentar conhece-lo.
Quando se vêem pela primeira vez algo acontece e a partir daí a vida destes dois seres passa a estar ligada por algo muito especial.

Opinião:
O título é o mais direto possível e revela tudo o que acontece no final do livro. Com uma escrita elegante e cuidada adorei a forma como Sparks intercala estas duas personagens que se cruzam e descruzam entre capítulos e acontecimentos. A nível de sentimentos eu sei que muita gente chora ao ler este livro, mas comigo tal não aconteceu. Este não é o meu estilo literário, romances assim não me cativam de modo a entrar a fundo na história.
Eu sei que é um livro e é permitido sonhar, mas será que uma história assim aconteceria na realidade? Eu tenho as minhas dúvidas!
Embora não aprecie o estilo não quer dizer que não irei ler mais nenhum livro do autor, até porque já está outro titulo em espera.

Já leste este livro ou algum do autor?

12 comentários:

  1. Adoro este livro e adoro o filme. Acho que é das histórias mais bonitas que ele já escreveu.
    Porque achas que não poderia acontecer na realidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filme nunca vi. Não posso comentar isso porque este foi o primeiro que li.
      Não é achar que não pode acontecer, simplesmente tenho as minhas dúvidas. Não acredito que alguém real vá fazer o mesmo que as personagens. Não creio que se dêem ao trabalho.

      Eliminar
    2. Deem ao trabalho? Isso parece tão frio, soa como se fosse uma obrigação!
      Mas aconselho o filme

      Eliminar
    3. Foi uma expressão, mas não é uma questão de ser frio. Eu por exemplo não ia em busca da autora de uma carta que descobrisse. Se tivesse um contacto podia escrever a dizer que a tinha encontrado, mas só.

      Eliminar
  2. adoro ler, mas confesso que embirro profundamente com o Nicholas Sparks e escritores semelhantes. Só de ler os títulos dos livros arrepiam-se-me os cabelinhos da nuca de nervoso xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro ler mas não é este género. O que me chateia mais é o modelo ser idêntico em todas as histórias, pelo menos é o que oiço.

      Eliminar
    2. e toda a lamecheira idiota é dispensável... Para mim, actualmente quem melhor escreve romances é o Murakami

      Eliminar
    3. Por acaso nunca li nada de Murakami.

      Eliminar
  3. Já li, sinceramente não acho piada ao Sparks, too much romance.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a gostar dos comentários. Pensava que era dos poucos que não achava muita piada ao autor. Mas concordo contigo! =D

      Eliminar
  4. Eu já li!!! :D adoro os livros do Nicholas :D

    r: acho que ele não foi por causa do trabalho :p se ainda está deprimido não faço ideia mas se está é bom que deixe de estar senão vou ter de tomar medidas drásticas xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O próximo dele que irei ler é Um Refúgio para a Vida.
      Fazes bem em tomar medidas! Krav acima de tudo. =D

      Eliminar