junho 25, 2015

Maze Runner - Correr ou Morrer de James Dashner

Título: Maze Runner - Correr ou Morrer
Autor: James Dashner
Editora: Editorial Presença
Páginas: 397
Ano de Lançamento: 2012
ISBN: 978-972-23-4850-8
Avaliação: 



Maze Runner é uma trilogia distópica de sucesso internacional composta por Correr ou Morrer, Provas de Fogo e A Cura Mortal, tendo também a prequela Ordem de Extermínio e ainda Maze Runner: Arquivos.



Resumo:
Esta história começa com Thomas preso num elevador, sem se lembrar de nada exceto do seu nome. No momento em que as portas do elevador se abrem, observam-no alguns rapazes de várias idades com bastante interesse. O lugar onde ele foi parar chama-se Clareira e é rodeado por um labirinto. Fica a saber que todos os rapazes vieram tal como ele daquele elevador, não têm memórias antes de chegarem lá e a única coisa que sabem é que precisam de correr para viver. Mas após a chegada de Thomas tudo pode mudar.
Neste livro o principal objetivo é sobreviver, porque apesar de todas as advertências estes rapazes não desistem de lutar e obterem as respostas pretendidas, ou seja, a saída do labirinto, mas para tal têm de se afastar dos Magoadores, criaturas horríveis enviadas todas as noites para o labirinto pelos criadores.
Para complicar ainda mais as coisas surge uma rapariga com a mensagem final para todos os clareirenses.

Opinião:
Sobre a narrativa achei-a bastante boa, conseguindo passar ao leitor as emoções pretendidas como o nervosismo, o medo e alguns momentos de pura tensão. Os ganchos no final dos capítulos são excelentes, pois faz com que o leitor queira saber sempre o que vai acontecer a seguir chegando rapidamente ao fim do livro. E quando pensamos que descobrimos a solução, tudo muda e torna-se angustiante tanto para nós como para as personagens. E quem esperar encontrar alguma espécie de romance engane-se pois não existe, a ação é o plano principal.
O que aconteceu perto do fim deixou-me a sofrer e quando pensei que tudo tinha finalmente terminado enganei-me pois só estava a começar ...

"CRUEL é bom!"

O que acham de começar a escrever estas publicações sobre o que leio ou vejo? Quem é que já leu este livro?

4 comentários:

  1. Eu acho que fazes bem! Partilha opiniões de livros, séries, filmes e até música :P Só irá enriquecer o teu blog :D

    Também já opinei sobre este livro e o segundo da trilogia: http://ludutopia.blogspot.pt/search/label/Maze%20Runner

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já fazia isto noutro blog mas resolvi tornar o "Really Undecided" o rosto de tudo o que faço, tornando-o assim um espaço mais abrangente. Obrigado pela tua opinião.
      ---
      Vou ler as tuas opiniões agora ...

      Eliminar
  2. Por acaso só vi o filme e por isso acho que se lesse agora o livro já não teria o mesmo impacto. Sou daquelas pessoas que para ler livros que depois são adaptados ao cinema tem de o fazer antes de ver a adaptação cinematográfica senão tira-me a imaginação toda xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filme representa 35% do livro, existem montes de coisas diferentes e omitidas. Se gostaste do filme, vais adorar o livro porque existem muitas explicações que no filme não aparecem. Mas entendo a parte de agora associares os atores às personagens.

      Eliminar