junho 30, 2015

O Fim da Inocência de Francisco Salgueiro

Título: O Fim da Inocência
Autor: Francisco Salgueiro
Editora: Oficina do Livro
Páginas: 221
Ano de Lançamento: 2010
ISBN: 978-989-555-537-6
Avaliação:




Quando a realidade não é o que parece, quando os objetivos traçados não são os mesmos, quando se perde a inocência, qual é o caminho a seguir?




Resumo:
Inês, a protagonista deste livro, escolheu o caminho mais fácil, deixar-se influenciar pelos seus "amigos". Uma rapariga perfeita que frequenta um dos melhores colégios de Lisboa e que se dá com pessoas importantes, esconde vários segredos. A sua vida de mentiras é movida pelas drogas, arriscados jogos sexuais e pela utilização desmedida da internet. Conseguirá ela dar a volta, vencer as influências e recuperar a antiga vida?

Opinião:
Neste diário, o choque para alguns pais é tremendo, ao imaginarem que os seus filhos possam cometer atos semelhantes aos descritos, principalmente ao saberem que se trata de uma história verídica e comum na sociedade portuguesa. 
Francisco Salgueiro, o autor, é também conhecido por "O Fim da Inocência II", onde espelha a sociedade portuguesa através de um adolescente e por "Estou Nua, e Agora?", um livro também ele polémico e que ilustra certos comportamentos semelhantes.
A linguagem neste livro é tão fiel ao real, que por vezes parece que não estamos a pegar num simples papel, mas sim a viver a própria história, embora tenha achado o livro a partir do meio um pouco repetitivo. Quem não quiser ficar chocado ou saber a realidade não leia este livro porque nesse campo a análise está perfeita. Tratam-se de capítulos curtos, o que faz com que se leia rapidamente pois a ansiedade pelo final cresce, mantém e volta a crescer exponencialmente nos últimos capítulos.
Trata-se de "uma confissão que não vai deixar ninguém indiferente."

Quem é que já leu este livro? Se leste, gostaste?

4 comentários:

  1. Já li e adorei !
    Acho que é uma realidade com que todos os adolescentes e respetivos pais se deveriam confrontar.
    Para além de ser um caso muito mais frequente do que se possa pensar, leva-nos a refletir sobre o modo como queremos seguir a nossa vida, a influência das decisões que tomamos... e para os pais é uma maneira de perceberem a complexidade dos adolescentes, de passar para o outro lado e lidar com eles de outra forma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gostei, mas prefiro o volume II. Concordo, mas existem aqueles que preferem ficar na ignorância a saber a verdade.

      Eliminar
  2. Não o li ainda mas depois de ler esta opinião quero muito ler

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que a minha opinião tenha despertado a tua curiosidade sobre o livro. Não te vais arrepender!

      Eliminar