fevereiro 13, 2016

Fragmentos de Vidas #11


Ana Raquel Andrade, dezanove anos, amiga, livre, simpática, inteligente, desconfiada, ansiosa, responsável, preguiçosa, divertida, honesta, verdadeira, prestável, ...
Uma entrevista simples mas complexa ao mesmo tempo onde a amizade e o amor reinam. Descobre agora fragmentos desta vida ...


Como te estás a sentir agora antes de responderes às perguntas?
Um pouco ansiosa, tal como já é da minha natureza.

Qual a música que define a tua vida?
Não existe uma música que defina a minha vida… eu, pelo menos, nunca encontrei nenhuma. Existe sim uma música para cada situação ou estado psicológico.

Qual a tua palavra favorita? Porquê?
“Amo-te”, quando é verdadeiro, porque sou uma pessoa romântica, que lamechice, e “liberdade”, porque é algo que procuro constantemente.

Qual a tua história favorita de criança? Porquê?

Quando era criança a que mais gostava era a história do Rei Leão; não sei o porquê mas sei que era o filme que mais vezes via. Agora as histórias infantis de que mais gosto são Big Hero e Inside Out, porque são filmes que demonstram muito sentimento e têm grandes mensagens/morais, o que os torna lindos. Apesar de ser uma curta metragem, a “história” ou pequeno vídeo de que mais gosto é Cuerdas, pois tocou-me bastante quando vi pela primeira vez, talvez por a minha vocação estar ligada à educação e às crianças.

Qual o presente que recebeste que mais te marcou? Porquê?
Não tenho só um… A minha bicicleta e a minha guitarra, porque me foram dadas pelos meus avós, uma almofada da minnie, porque foi feita à mão tal como tinha pedido uma vez…
O meu irmão! Obrigada aos meus pais!


Entrarias num reality show? Porquê?
Não, porque não gosto mesmo nada desse tipo de programas… são programas que não acrescentam nada à nossa sabedoria, cultura, etc, e, ainda, expõem as pessoas tipo “ratos de laboratório”.

Os homens são todos iguais? Que tipos de homem existem?
Muitos poderão ser parecidos, mas iguais não. Não há homens iguais! Existem homens bons e homens maus…

O que farias se alguém descobrisse todos os teus segredos íntimos e os espalhasse por aí?
Acho que ficaria capaz de estrangular essa pessoa… não sei o que faria, sinceramente. Essas são daquele tipo de situações que só saberíamos qual seria a nossa reação no momento em que acontecessem.

Acreditas na amizade entre homens e mulheres?
Claro que sim. E posso dizer que tenho amigos e que os admiro muito, sentindo apenas amizade e nada mais do que isso.

A amizade dura para sempre?
Amizades fortes e verdadeiras, sim.



Existe alguém em quem confies de olhos fechados? Quem? 
Apesar de ser uma pessoa bastante desconfiada, sim. Confio totalmente nos meus pais que sempre estiveram, estão e sei que estarão ao meu lado a apoiarem-me em tudo. Também tenho amigos em quem confio plenamente. E, claro, confio em Deus.

Qual a pessoa mais importante na tua vida? Porquê? 
Nunca há “a pessoa mais importante”… Mas das pessoas mais importantes na minha vida são os meus pais, o meu irmão e a minha família, incluindo os meus avós que já cá não estão fisicamente.

Do que sentes falta? 
Sem dúvida que é dos meus avós maternos.

Qual a coisa mais importante que aprendeste na vida? 
Várias coisas, “a família é o nosso maior alicerce na vida”, pelo menos, a minha é, “os amigos verdadeiros são para a vida”, “o caminho faz-se caminhando-se”, “a confiança é algo que se ganha e não que se dá”, etc...

Se pudesses mudar uma coisa na tua vida o que seria? Porquê?
A minha preguiça, porque é o meu maior defeito.


Quanto tempo dura o amor?
O amor não tem tempo!

Acreditas que cada pessoa tem a sua alma gémea? Porquê?
Acredito, pois! Pode até ser uma pessoa que viva no outro lado do mundo, mas acredito. Acredito porque nós fomos criados para sermos livres e felizes e porque o “encontrar a alma gémea” é algo que nos está no sangue, é quase como uma condição humana.

Como achas que será o teu futuro?
Não sei, mas espero que feliz. Espero estar a fazer o que gosto e quero a nível profissional e pessoal.

Estás a fazer o que planeaste há cinco anos? 
Sim, estou a estudar na área que quero e que tinha escolhido, precisamente, há 5 anos.

O que pesa mais, a mentira ou a traição? Porquê? 
A traição, apesar da mentira poder ser considerada como uma forma de traição.



O que nunca perdoarias? 
Uma traição.

Matarias alguém para defenderes quem amas? 
Depende da situação… Mas é algo que espero não ter de chegar a pôr em causa.

Como gostarias de morrer? 
De velhice natural, enquanto estiver a dormir.

Qual a tua opinião sobre o drama dos refugiados? 
Se o amor e a caridade reinasse nada disto aconteceria mas, infelizmente, o que mais existe neste mundo é desordem, ódio, ingratidão, entre tantas outras coisas más que só trazem infelicidade. O facto do que se está a sentir na Europa com os refugiados é grave, e eu já tive um certo medo e receio dos que os pudessem seguir até cá, mas eles apenas querem fugir da guerra e da discórdia e protegerem-se a si e às suas famílias.

Gostas de política? Porquê? 
Não, porque por mais que tente é algo que nunca perceberei.


O sol é para todos, a sombra para alguns, e o subsolo?
Para os que querem ser enterrados. (risos)

Para ti o que é a felicidade?
É conseguir levar a vida com amor e paz, ultrapassando os obstáculos que nos vão sendo postos à frente, de cabeça erguida e com um sorriso na cara, sem nunca pisar nem desejar mal ao outro.

Qual é o teu lema de vida?
“Poderei sempre fazer melhor!”.

Como te estás a sentir agora no fim da entrevista depois de teres respondido a todas as perguntas?
A todas ou faltará alguma? (Risos) Estou bem e menos ansiosa ou nervosa.

O que quer o teu coração?
Amor, paz, liberdade… felicidade.



Tenho de agradecer novamente à Raquel por ter aceite responder ao meu questionário. Obrigado.

Chega assim ao fim mais uma entrevista, onde ficámos a conhecer fragmentos desta vida. Mais uma pessoa comum entre muitas a ser entrevistada ... Não percas as próximas!

O que achaste desta entrevista?

4 comentários:

  1. gostei muito da entrevista, com perguntas muito importantes nos dias de hoje

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Raquel, gostei muito da entrevista;és uma rapariga com muita personalidade , muito carácter, e muita sensibilidade.

    ResponderEliminar